´Ei, Psiu!´ avalia estado nutricional de estudantes do IMEAM‏

Alunos do IMEAM atendidos pelo Programa
Secom/Gabriel de Oliveira

Detectar por meio de exames simples e ainda, orientar e conscientizar jovens e adolescentes sobre o diabetes e os principais sintomas da doença. Este é o objetivo do projeto “Ei, Psiu!”, da Unidade de Saúde da Família (USF - Fátima II), da Secretaria Municipal de Saúde que e é desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino de Itabuna. Na semana passada foi a vez de os alunos do Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM) receberem a visita da equipe de profissionais encarregados.  

Enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde e nutricionistas desenvolvem o trabalho em duas etapas. A primeira é a realização de exame biométrico, o que também inclui aferição de pressão arterial, medição de altura, peso, índice da massa corporal (IMC) e teste de glicemia.

Na segunda etapa, quando a equipe volta à unidade escolar, o aluno que apresentar qualquer alteração, inclusive no IMC, é orientado juntamente com sua família e, a depender de cada caso, é encaminhado à Unidade de Referência Izolina Guimarães (no antigo Lactário), onde funciona o Hiperdia, um programa da Secretaria Municipal de Saúde que cuida de pessoas portadoras de hipertensão e diabetes com acompanhamento de rotina.

O retorno da equipe ao IMEAM está agendado para quinta-feira, dia 21, a partir das 7h30min. Já no dia 3 de agosto, a equipe de saúde atenderá os alunos da Escola Firmino Alves, no bairro de Fátima.

A enfermeira assistencial e gerente da USF Fátima II, Jilvane Chaves, explicou que, embora o EI, Psiu! seja direcionado aos alunos da rede municipal, as escolas estaduais também podem solicitar sua inclusão, por meio de agendamento da visita da equipe multidisciplinar. A USF- FII, funciona no prédio do Lar do Idoso Dr. Baldoino Azevedo, no bairro de Fátima.

Jilvane diz que o programa de Saúde visa atender o máximo de jovens e adolescentes nas escolas da rede pública, conscientizando-os sobre os riscos da diabetes e como se manifesta, orientando-os sobre cuidados simples, como uma alimentação adequada e a prática regular de exercícios físicos rotineiros.

“Existem muitos casos em que crianças desenvolvem diabetes e os pais não conseguem identificar. Quanto antes se diagnosticar a doença, mais eficaz será o controle”, afirma a gerente da USF - Fátima II.

Jilvane informou ainda que o “Ei, Psiu!”, é patrocinado pela Bayer, uma empresa da Alemanha que fornece kits completos para a realização de exames como o de glicemia e balanças para pesagem dos alunos, cartão de controle e folhetos que indicam os sinais da doença.

Jilvane disse também que o projeto desenvolvido ao longo do ano nas escolas culmina com o Mutirão do Diabetes, realizado anualmente em novembro, pelo Hospital de Olhos Beira Rio, com o apoio de empresas e órgãos como a Secretaria Municipal de Saúde. 

O secretário municipal da Saúde, Paulo Bicalho, reforça a importância do diagnóstico precoce, ao afirmar que o melhor remédio ainda é a prevenção. “Dieta saudável, exercícios físicos e a boa receptividade das equipes de saúde por parte de alunos e seus pais são fundamentais para evitar essa doença que na maioria das vezes é silenciosa”, conclui Paulo Bicalho, que é médico.